Para a maioria dos hospitais de São Paulo e região metropolitana de São Paulo, a experiência é um requisito diferencial, desejável, necessário e até imprescindível. Contudo, ninguém nasceu sabendo trabalhar. Por isso, os recém formados saem de seus cursos perguntando: “como conseguir experiência se as instituições não abrem vagas sem exigir experiência?”. Leia a seguir algumas dicas sobre como conseguir emprego sem ter experiência.
Dicas como conseguir ser chamado para provas e entrevistas
Nós já informamos algumas dicas simples sobre como conseguir ser chamado para provas e entrevistas. Algumas dicas simples que muitas pessoas precisam saber e podem fazer a diferença. Para saber mais informações, clique aqui
Estágio é proatividade
Quando os profissionais estão estagiando, eles podem ter algum tempo ocioso. Quando isso acontecer, seja proativo, ou seja, veja se é possível passar em outros setores; peça para um funcionário deixar você trabalhar e ele somente supervisionar. Dessa forma, você vai tentar ser percebido. Não seja tímido, esse é o momento de você aparecer mesmo; apenas tenha cuidado para não ser arrogante. Mas, com humildade, tente mostrar que você quer trabalhar durante o estágio.
Apareça, seja notado, faça amizades
Você já se formou, estágio já acabou e não tem experiência? Faça voluntariado. Sim, trabalhar de graça. Isso é ruim mesmo. Mas, ao fazer um voluntariado, você vai conseguir aparecer, ser notado, fazer amizades (quem indica). Trabalhar sem ganhar nada é péssimo. Entretanto, ao final do período de voluntariado você pode ganhar um comprovante ou até uma carta de recomendação (legal né?).
Agora pense o seguinte. Você faz um voluntariado, demonstra seu conhecimento, mostra que é um profissional que chega na hora, não falta e é muito competente. Quando acabar o voluntariado, os profissionais com cargo superiores e os seus colegas sentirão sua falta. Talvez, o hospital te chame.
Como conseguir um voluntariado? Ligue para os hospitais e peça para falar com o RH. Isso mesmo, um por um; vai ligando, enviando currículo e, se possível, vá pessoalmente. Profissional recém formado sofre mesmo; é assim em toda profissão. Lembre-se: a gente começa por baixo.
Cursos podem compensar falta de experiência
Falta de experiência é complicado mesmo. Entretanto, existem hospitais que informam que a experiência é um requisito desejável, ou seja, presume-se que não é necessário. Mas, é óbvio que um profissional com experiência tem mais chance. Então o que você deve fazer? Cursos extras.
O que você deve se perguntar é: “qual a diferença entre os outros profissionais e eu?”, “O que eu tenho de diferente a oferecer?”, “Ok, eu não tenho experiência. Mas, eu tenho….”. Entendeu o motivo dos cursos?
Uma amiga do dono do site tem uma empresa que oferece cursos com preços acessíveis. A empresa é a Consultoria Ritacco. Essa empresa tem página no Facebook. Nós recomendamos essa empresa, pois conhecemos a credibilidade do trabalho da Consultoria Ritacco e acreditamos na honestidade da dona da empresa. Caso queira conhecer a Consultoria Ritacco, clique aqui.
Mas, caso queira, pode fazer cursos em outros lugares; o importante é ter cursos extras. Por exemplo: uma coisa é ter apenas o curso técnico de enfermagem, outra coisa é ter curso de punção venosa, coleta á vácuo, primeiros socorro, cálculos de medicações, entre outros.
A vida é feita de oportunidades qnd acontecer agarre e mostre o seu melhor através dos seu esforço