Por que eu devo te contratar? Responda sem pensar demais e sem gaguejar

Entrevista de emprego é onde os candidatos se destacam e conseguem ocupar as vagas abertas pelas empresas. Entretanto, a maioria das pessoas tem muita dificuldade em responder duas perguntas simples: “qual o seu diferencial? Porque eu devo te contratar?” Leia a seguir algumas dicas de respostas que podem ajudar durante o momento mais importante de um processo seletivo.

Por que eu devo te contratar?

A pergunta mais básica e que poucas pessoas sabem responder no ato, ou seja, sem ficar pensando ou gaguejando. A questão principal é lógica. Afinal, se o candidato não souber o motivo dele ser contratado; isso não vai acontecer. Entretanto, um erro bem comum são as respostas prontas com frases de efeito. Os candidatos precisam lembrar que o RH tem anos de experiência e essas frases fazem é prejudicá-lo, pois parece robotizado ou algo já pensado. Evite as respostas: eu sou responsável, pontual, comprometido, gosto de trabalhar em equipe, blá blá blá. Isso não!

Portanto, o ideal é ser sincero e demonstrar espontaneidade, sem ficar no “éééééééé” ou gaguejando. Um exemplo é o seguinte: Por que eu devo te contratar? ” eu serei contratado porque eu tenho competência e confio no meu potencial. (dê 2 ou 3 exemplos de coisas tops que você fez em empresas que já trabalhou e diga 2 características suas que a concorrência não diria, por exemplo, eu tenho habilidade com cálculo de medicação; além de outros cursos que me deram ainda mias conhecimento teórico e prático). Eu quero trabalhar aqui porque eu terei mais experiência, a empresa é renomada (fale sobre seus objetivos profissionais) e, em contrapartida, a instituição terá um funcionário de alto nível (o que a empresa vai ganhar te contratando?). Então, se é bom para ambas as partes; é só assinar o contrato”.

Perceba o seguinte: no “eu serei contratado” você já tirou a hipótese e transmitiu certeza e segurança, mas sem arrogância. No “eu tenho competência e confio no meu potencial” você está demonstrando que é o melhor, sem dizer isso, pois dizer que é o melhor, mesmo que seja, é algo arrogante. Existem outras maneiras de falar isso.

“Eu quero trabalhar aqui porque eu terei mais experiência, a empresa é renomada”. Todos querem ter mais experiência e valorização curricular (bom motivo) e a um elogio sincero sobre a empresa (sem ser puxa saco) é muito bom. Observação: estude sobre a empresa, ou seja, antes da entrevista, pesquise no site do hospital o “sobre nós“, “a história”. Afinal, “quer trabalhar na minha empresa e não teve a proatividade de pesquisar sobre a instituição?”

“em contrapartida, a instituição terá um funcionário de alto nível”. O RH está te entrevistando para defender os interesses da empresa; não os seus. Por isso, fale o que você tem a oferecer a empresa. Lembre-se que a empresa visa lucro. No caso de hospital, por exemplo, ter reconhecimento nacional e internacional. Não cometa exageros, nem seja puxa saco.

 “Então, se é bom para ambas as partes; é só assinar o contrato”. Encerre a fala de uma forma positiva, demonstrando confiança, bom humor, fale algo que caiba um sorriso. Se o RH sorrir de volta, as chances de ser contratado aumentam.

Seja o primeiro a comentar em "Por que eu devo te contratar? Responda sem pensar demais e sem gaguejar"

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.


*