Retratação conforme solicitação da Viviane

Retratação: a Viviane pediu uma retratação e eu vou atender o pedido dela. Retratar o que eu não sei. Mas, ok.
Uma pessoa chamada Viviane (não vou dizer o sobrenome, o telefone, nem o perfil), anunciou no grupo de Facebook que técnicos de enfermagem e enfermeiros podem concorrer às vagas para professores de cursos de cuidadores de idosos.
Conforme norma do Cofen (Conselho Federal de Enfermagem), os enfermeiros estão proibidos de ministrar aulas, estágios ou atividades relacionadas à profissão de Enfermagem. Por isso, eu escrevi uma notícia tendo como base o site do Cofen, em que alertei sobre a possibilidade, não é certeza, de perder o registro no Coren. Contudo, ao conversar com profissionais da área, foi dito que enfermeiros podem lecionar sim, desde que tenham docência.
A Viviane entrou em contato comigo e eu a respondi que precisa ter docência. Ela fez uma pesquisa onde conseguiu encontrar uma resolução que, segundo informações dela, tem fonte o Coren, fonte a qual eu não vou julgar a credibilidade, em que enfermeiros podem sim dar aulas. Ela disse que: “Está vedado ao profissional de enfermagem ensinar técnicas de enfermagem. Técnicas de enfermagem pedagogicamente seria: passar uma sonda, medicação intravenosa. Não cuidados com higiene, trocar bolsa de colostomia. É isso q é ensinado nós cursos. De forma nenhuma teria um curso de cuidador com essas técnicas, isso é proibido.”.
 
Eu não sou da área. Eu não vou dar palpite. Com relação a divulgação: para proteger os meus leitores, eu escrevi uma notícia em que informei que o Centro Paula Souza não confirmou as vagas. Afinal, hoje é domingo.
 
Além disso, eu escrevi que uma pessoa chamada Viviane, NÃO MENCIONEI SOBRENOME, NÚMERO DE TELEFONE, NEM PERFIL NO FACEBOOK. Apenas falei um simples nome. Eu escrevi que essa pessoa teve uma atitude suspeita, ao divulgar de forma amadora, durante um domingo, em um grupo de facebook, onde passava informações incompletas e que, juntando o fato da “rapidez” do processo seletivo, PODE, eu não disse que era, talvez um tipo de golpe.
 
De acordo com a Viviane, algumas pessoas não entenderam o que aconteceu e ligaram para a moça ofendendo e xingando e dizendo que viram no meu “blog”.
 
Eu faço uma retratação afirmando o óbvio. Eu não disse que era golpe. Eu disse que existe a suspeita devido a informações que podem estar erradas ou incompletas, o modo de divulgação e a rapidez de tudo que causaram suspeitas.
 
Peço sinceras desculpas pelo engano que alguns leitores tiveram, pois entendam: poder é diferente de ser. Eu não afirmei nada! Afirmar que uma pessoa está cometendo qualquer ato errado pode ser configurado como injúria, calúnia e difamação. Vocês sabem que minha área é o Direito. Eu jamais afirmo nada em relação a esse tipo de conduta. Portanto, não liguem para a Viviane para ofender.
 
Eu não a conheço, eu não tenho provas, apenas indícios que levam a possibilidade. Se eu fosse afirmar algo, eu teria colocado o nome dela completo, telefone, perfil, etc. Eu não fiz isso.
 
Portanto, faço a retratação como ela solicitou e peço que respeitem as pessoas. Quando a gente não tem certeza, nós não devemos acusar. Mas, sim alertar sobre algo que é possível; mas é incerto. Lembre-se: pode ser, provável e sinônimos têm significados diferentes de termo “ser”.
 
Conversando com a Viviane, parece que ela é uma moça séria e íntegra. Ressalto novamente, pela 3 ou 4 vez, eu nunca coloquei o caráter dela em jogo, pelo contrário, repúdio qualquer ataque e ofensas. Eu apenas informei fatos mediante a divulgação feita em redes sociais.
 
Agradeço a compreensão.
Obrigado!

Seja o primeiro a comentar em "Retratação conforme solicitação da Viviane"

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.


*