A enfermagem é a profissão que está ligada ao cuidado de pacientes em hospitais e casas de repousos. Os profissionais da saúde como auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem e enfermeiros têm a obrigação profissional e moral de prestar o melhor cuidado aos pacientes que estão sob suas responsabilidades. Infelizmente, não são todas as pessoas que trabalham com na área de enfermagem que entendem o quanto é importante a profissão. Um bom exemplo, é o crime que aconteceu por omissão de socorro, em que um paciente pediu ajuda diversas vezes e foi ignorado pelas enfermeiras que, além de negarem o socorro, começaram a dar risadas. Entenda o que aconteceu.
Nos EUA, um idoso de 89 anos estava internado no Centro de Saúde e Reabilitação do Nordeste de Atlanta. Ele faleceu por omissão de socorro por parte dos profissionais de saúde. Com provas irrefutáveis, como a gravação de vídeos por meio de uma câmera oculta, a família da vítima processou a instituição responsável pelos cuidados ao paciente.
Omissão de socorro
Aproximadamente às 5h da manhã, a vítima estava com sintomas de asfixia (falta de ar). Por isso, o paciente apertou o botão de emergência. Ele conseguiu gritar por ajuda diversas vezes afirmando que não conseguia respirar. Nenhum profissional estava perto ou teve a proatividade de verificar o que estava acontecendo. Apenas 8 minutos após o alerta, uma enfermeira entrou no quarto. Ela apenas olhou para os tubos da ventilação e apagou o sinal de emergência, deixando o idoso sozinho.
Apenas às 6h30 as enfermeiras começaram a fazer as manobras para reanimar o idoso. Além da extrema negligência, o fato que está causando uma grande revolta é o fato da tentativa de reanimação ter sido feita entre risos. Será que um paciente morto por omissão de socorro é piada?
Negligência
A negligência pode ser interpretada também como omissão de socorro, pois a enfermeira desligou a campainha e não verificou o que estava ocorrendo. Afinal, o mínimo que deveria ser feito era a verificação de seus sinais vitais de imediato.
O paciente morreu por falta de oxigenação. Contudo, com atendimento imediato, a asfixia poderia ter sido revertida com administração de medicações e suporte ventilatório. Além disso, caso fosse constatado uma PCR (parada cardiorespiratoria), ela poderia ser revertida. Nesses casos, os minutos preciosos que faz a diferença.
Paciente morto
Com o falecimento do idoso, as profissionais mentiram dando uma explicação afirmando que fizeram todo o possível para salvar a vida de James Dempsey, mas não obtiveram sucesso. A família acreditou na história contada. Entretanto, existia uma câmera oculta que estava bem escondida e gravou tudo o que aconteceu. A câmera foi instalada com o objetivo de monitorar algo estranho que pudesse acontecer.
O vídeo serviu de provas durante o julgamento. A família vai receber uma indenização e as enfermeiras flagradas perderam a licença para trabalhar. Por meio de de um porta voz, a “Sava Senior Care” que administra a Centro de Saúde e Reabilitação do Nordeste de Atlanta lamentou a morte de James Dempsey e afirmou que vai melhorar os serviços.
Veja o vídeo, clique aqui
Seja o primeiro a comentar em "Video: Enfermeiras dão risadas e paciente morre por omissão de socorro"